Olá meus queridos PCOPs de Tecnologia
Após analisar um Plano de Unidade, na etapa 4, do Módulo de Orientações responda a essa inclusão no blog. Inclua em sua resposta pelo menos um tópico que você está considerando para a unidade que criará durante este curso:
- Indique seu tópico de unidade, série, nível de ensino e disciplina
- Explique sua ideia de tópico
- Inclua outras ideias para tópicos
Analise as respostas de outros participantes e comece uma conversa com alguém que lhe interesse.
Depois de responder ao blog do curso, crie um blog pessoal.Você pode refletir sobre sua própria aprendizagem durante este este módulo, compartilhe o que você está fazendo em sua própria sala de aula, publique fotos e assim por diante.
sábado, 19 de setembro de 2009
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32 comentários:
Compartilhando os tópicos da Unidade.
Estudando o ambiente... e os tópicos!
Priemiro esboço dos tópicos de unidade:
1-Indique seu tópico de unidade, série, nível de ensino e disciplina:
- Grafite na cidade
– Série: 1º Série do Ensino Médio
– disciplina: Arte
2-Explique sua idéia de tópico:
Utilizando a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa – ler uma obra, contextualizar e produzir, trabalhar com o grafite, um dos componentes da proposta curricular para o 1º bimestre: Situação de aprendizagem 3 – Cultura urbana e praticas culturais em artes visuais no território de patrimônio cultural.
Pesquisar na Internet e na própria cidade o que é o grafite. Fotografar obras da cidade, buscar imagens na Internet. Contextualizar o que foi pesquisado e partir para a produção utilizando recursos de softwares de desenho e edição de imagens.
3-Inclua outras idéias para tópicos:
Conhecer o que é o grafite, como aparece na cidade, quem é o artista, qual a diferença de grafite e pichação, pesquisar as técnicas, conhecer os desenhos de letras, trabalhar com técnicas diferenciadas do spray para o “fazer”
4- Recursos para ampliar a perspectiva do aluno para compreensão do tópico:
- apresentar o trabalho dos Gêmeos;
http://www.verveweb.com.br/jornalismo/osgemeos_adrianapaiva.html
- conhecer o trabalho de artistas que influenciam os grafiteiros: Portinari, Clovis Graciano, Di Cavalcanti e artistas do pop art
- produzir desenhos no computador usando programas como o Gimp, Paint
- filme Basquiat, traços de uma vida (Basquiat é um dos precursores)
Márcia Rolim Pellissari – PCOP Tecnologia Itararé
Criei meu blog:
http://marciaintel.blogspot.com/
Olá fessora! Onde estão sendo postado as atividades dos cursistas?
1-Indique seu tópico de unidade, série, nível de ensino e disciplina:
- Cotidiano e História: Hoje e Ontem
– Série: Professores da Educação Indígena
– disciplina: História
2-Explique sua idéia de tópico:
A partir do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI) e do Programa Parâmetros em Ação – Educação Escolar Indígena (MEC-SEF), trabalhar o Cotidiano e História: Hoje e Ontem. A finalidade do tópico é propiciar condições para que os professores indígenas:
• reflitam sobre a inserção da história das populações indígenas na história brasileira
• adquiram alguns dos conhecimentos e dos instrumentos necessários para lecionar história na escola.
• Produzam um blog e o utilizem para registrar e compartilhar o percurso do aprendizado.
3-Inclua outras idéias para tópicos:
Espera-se que os professores índigenas sejam capazes de refletir sobre a construção do conhecimento histórico, refletir sobre o ensino de história na escola, identificar temas do cotidiano (de sua escola, da aldeia) que possam ser estudados historicamente – nas relações entre o presente e o passado e aprofundar o estudo do RCNEI.
4- Recursos que deverão ser utilizados:
• Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI)
• Programa Parâmetros em Ação – Educação Escolar Indígena
• Vídeo – “Uma outra história (17´), da série Índios no Brasil, da TV Escola
• DVD – datashow
• Internet (wordpress, google, entre outros)
Blog Erika: http://www.erikamanzoti.com.br/
Compartilhando os tópicos da Unidade.
http://pcopreinaldo.blogspot.com
Esta é uma ideia que surgiu do meu trabalho em sala de aula com alunos do Ensino Médio, para tentar sanar a dificuldade de leitura, raciocínio e de escrita que parte deles apresenta.
1-Indique seu tópico de unidade, série, nível de ensino e disciplina:
Raciocínio Lógico – Série: 1ª, 2ª e/ou 3ª Séries do Ensino Médio – disciplina – Língua Portuguesa
2-Explique sua idéia de tópico:
A finalidade desse tópico é criar e/ou desenvolver as habilidades de leitura fluente, entendimento e interpretação textual, coerência, raciocínio lógico, capacidade de síntese e de escrita, a partir de problemas propostos como situações cotidianas. Cada situação apresentada deve estimular o raciocínio e gerar elementos para a discussão das soluções, com posterior registro.
3-Inclua outras idéias para tópicos:
O que é Lógica? Como ela interfere no cotidiano? Essas e outras questões visam a interação com as demais áreas curriculares em sua dimensão interpretativa, permitindo que os alunos possam ter melhor entendimento de situações-problema e que possam, assim, buscar soluções através do raciocínio, individual ou em grupo.
Compartilhando os Tópicos da Unidade.
Segue abaixo meu blog
http://intelcatanduva.blogspot.com
Compartilhando o blog
Compartilhando Blog pessoal.
Olá pessoal, já tinha um blog para o Fundamentos Básicos então vou continuar com ele, está abandonado tudo bem,então o jeito é reativá-lo :
http://inteleducardera.blogspot.com
Como PCOP de tecnologia tenho incentivado os professores a utilizar a nova tecnologia em sala de aula,não somente utilizando data show, notbook, mas também incentivando em pesquisa direcionas na INTERNT, jornais , rádio, revista e outros.
Trabalhar com alunos do Ensino Médio, disciplina História.
- Construir, com o uso dastecnologias, um site com a história do bairro, sua origem e evolução. Com as perpesctivas de moradia e trabalho de cada um, e responder as questões: Zoneamento, renda e bairros dormitórios.
Trabalhar com alunos do Ensino Médio, disciplina História.
- Construir, com o uso dastecnologias, um site com a história do bairro, sua origem e evolução. Com as perpesctivas de moradia e trabalho de cada um, e responder as questões: Zoneamento, renda e bairros dormitórios.
Sandra Fabretti e Jacqueline Arruda
Tema: Uso das Tecnologias em Sala de Aula
Publico Alvo: Professores de Ensino Fundamental e Médio.
Disciplina: Multidisciplinar.
Idéia de Tópico:Despertar no professor a real necessidade da utilização no cotidiano escolar, das diversas ferramentes de informação e comunicação para o aprendizado das habilidades e competências exigidas no séc. XXI, garantindo assim a apropriação do uso efetivo dessas TIC,s.
Outras Idéias: Partindo do interesse do professor, inserí-lo nesse novo cenário educacional, levando a uma reflexão de uma nova prática pedagógica.
Blog Márcia Catanduva
http:intelessencialcatanduva.blogspot.com
crso de informática básica oferico pelo NRTE dE CAPIVARI. Alunos de 5ª a 8 ª série que não tiveram oportunidade de serem incluidos digitalmente.
Olá
Acho o curso fantástico, mas questiono se não está muito rápido para nossos professores. Talvez fosse necessário ir mais devagar com eles. Muita informação ao mesmo tempo torna mais difícil e desesperador.
Olá
Acho o curso fantástico, mas questiono se não está muito rápido para nossos professores. Talvez fosse necessário ir mais devagar com eles. Muita informação ao mesmo tempo torna mais difícil e desesperador.
Olá
Acho o curso fantástico, mas questiono se não está muito rápido para nossos professores. Talvez fosse necessário ir mais devagar com eles. Muita informação ao mesmo tempo torna mais difícil e desesperador.
Primeiro esboço dos tópicos de unidade:
1-Indique seu tópico de unidade, série, nível de ensino e disciplina:
- Utilização de jogos no ensino da Matemática
– Séries: 4ª série do Ciclo I e 5ª e 6ª séries do ciclo II do EF.
– disciplina: Matemática
2-Explique sua idéia de tópico:
É importante a utilização de jogos para tornar as aulas atrativas e de fácil entendimento para o aluno. Através dos jogos podemos introduzir situações do cotidiano levando o aluno a desenvolver o raciocínio lógico.
3-Inclua outras idéias para tópicos:Os jogos possibilitam ao aluno a tomada de decisões em diversas situações que influenciam no seu dia-a-dia, tornando o mesmo apto a conviver com futuros desafios que aparecerão em sua vida.
4- Recursos para ampliar a perspectiva do aluno para compreensão do tópico:
- Software “Números em Ação”
- http://www.ojogos.com.br/jogos/matematica/matematica.html
- http://www.somatematica.com.br/jogos.php
- http://www.infopedagogica.com.br/sites_matematica/Sites_matematica.htm
Marivone - Blog: http://marivonesaracchini.blogspot.com/
PLANO DE ATIVIDADE
Tipo de atividade: unidade (várias aulas)
Duração: várias aulas (2 aulas na classe – correção e envio de textos pela internet com fotos)
Título: “Great memories”
Tema: CD com texto em inglês sobre cada aluno e fotos pessoais e da classe.
Série: 3º ano - Período: Manhã
Disciplina: Inglês
Conexões Interdisciplinares: Língua Portuguesa / Língua Estrangeira Moderna
Objetivos: Além do aluno produzir um texto em inglês com alguns dados como nome completo, idade, lugar onde nasceu, comida favorita, tipo de música favorita, etc, o objetivo é fazer com que ele tenha essa lembrança guardada em CD, com os textos do restante da classe, bem como fotos da turma, citações pertinentes ao tema proposto e fotos pessoais.
Conteúdos:
Conceituais: Escrevendo um texto sobre si próprio, o aluno poderá usar o inglês ligado à sua realidade, fazendo uso dos tópicos gramaticais aprendidos.
Procedimentais: O aluno deverá criar seu próprio texto podendo fazer uso do dicionário para eventuais dúvidas sobre vocabulário. O texto terá como base algumas perguntas que serão entregues a ele e com essas perguntas o aluno desenvolverá o trabalho proposto.
Atitudinais: Com esse trabalho, o aluno poderá observar que já é capaz de se comunicar em uma outra língua. Apesar do diálogo simples, a construção do texto faz com que ele se aproxime mais da língua inglesa, não como uma coisa mecânica, mas como um conteúdo que pode ser ligado à sua realidade. Poderá ter acesso também ao conteúdo escrito pelos colegas.
Estratégia:
Primeiramente os alunos recebem as perguntas. Aqui estão alguns exemplos que podem ser adaptados à realidade do aluno:
Below there are some questions to guide you creating your own text. Answer them and don’t forget to use some connectives: but, and, ....
1- What’s your full name?
2- How old are you?
3- Where were you born?
4- When were you born?
5- How many brothers and sisters do you have?
6- What are their names?
7- When did you start studying in this school?
8- Who is/are your best friend?
9- How long have you known each other?
10-What do you do in your spare time?
11-Do you play any musical instruments?
12-What would you like to do when you get older?
13- What’s your favorite dish? And the one you hate?
14- What kind of music do you like best?
15- What’s your favorite subject at school? Why?
16- What is your biggest dream?
17- What message would you leave to your classmates, parents, etc?
Depois o professor lê as perguntas e tira possíveis dúvidas de vocabulário, orientando como cada aluno pode criar seu próprio texto. Como próximo passo, o aluno responderá as perguntas em casa, dando início à criação do seu texto.
Em uma próxima aula, os alunos trarão os textos para a classe para uma correção geral. Novamente eles reescrevem os textos corrigidos e enviam por e-mail com uma foto favorita que será anexada ao texto e colocada em CD.
Recursos necessários:
Dicionário, TV, DVD, Computador para montar o filme, Internet, Máquina fotográfica.
Materiais de consumo: CDs
Softwares: O filme será feito usando o Movie Maker
Sites na Internet: Sites que trazem “Quotations” que serão introduzidas ao CD nos intervalos dos textos escritos pelos alunos.
1. Tópico de unidade, série, nível de ensino:
- Leitura e escrita de textos de divulgação científica.
- 1º e 2º anos do Ciclo I
2. Explica idéia de tópico:
Possibilitar que os alunos se tornem leitores e escritores competentes.
Criar situações de práticas sociais de uso da escrita para que os alunos possam interargir com textos de variados gêneros, identificar e refletir sobre seus diferentes usos sociais.
3. Incluir outras idéias para tópicos:
Situações de expressão oral tendo como base textos já conhecidos, permite a aproximação das características do gênero.
4. Recursos para ampliar a perspectiva do aluno para compreensão dos tópicos:
- Revista Recreio
http://recreioonline.abril.com.br
- Revista Mundo Estranho
http://mundoestranho.abril.com.br
- Suplemento Infantis e Cadernos de Ciências de jornais semanais.
Olá pessoal!!
Estou de volta! Acabo de fazer o meu blog sobre a atividade do módulo 4.
Para quem auiser visitar o endereço é http://nossapoesiaconcreta.blogspot.com/
Beijos
Rosa
Olá pessoal!!
Estou de volta! Acabo de fazer o meu blog sobre a atividade do módulo 4.
Para quem auiser visitar o endereço é http://nossapoesiaconcreta.blogspot.com/
Beijos
Rosa
Meu blog: http://essencialeduc.blogspot.com
Olá pessoal.
Resolvi fazer os comentários "no atacado" (rsrsrs). O curso tem proporcionado um aprendizado maravilhoso, pela que ele é cansativo. Com tantos links e janelas é muito fácil se perder. É possível minimizar algumas janelas, porém outros recursos são páginas e não há como abrir a anterior e a atual. Muitas informações permanecem em inglês o que torna-se uma dificuldade para quem não domina a língua(acho que esqueceram que o curso está sendo realizado no Brasil). Muitos pontos sobre a avaliação eu jamais havia pensado o que proporcionou uma grande reflexão para mim. O curso proporciona o passo a passo de uma boa aula dentro dos PCNs. Mesmo após o término do curso ainda quero rever o meu plano de unidade e sei que ainda farei modificações nele. Algumas coisas ainda terei dificuldade de realizar, como por exemplo, deixar que os alunos indiquem o que querem aprender dentro do tema indicado. Isso requer que o professor esteja muito antenado mesmo. Mas eu chego lá.
REspondendo as questões colocadas:
a. Quais das idéias de demonstração você poderia incorporar mais facilmente em sua sala de aula? Grupo todo/Atividade em dupla
b. O que você precisaria fazer para preparar seus alunos para uma demonstração efetiva? Deixar que eles escolham a melhor forma para a apresentação (data, local, tempo). Desta forma eles irão se sentir confortáveis para tal.
c. Como você pode dar suporte aos alunos em fornecer feedback construtivo para seus parceiros? Estando sempre atenta ao trabalho deles, fazendo perguntas que os façam dar a devolutiva aos colegas, lembrando-os que trabalham em parceria o tempo todo e os benefícios disso.
d. Que estratégias você poderia utilizar para garantir que seus alunos considerem e utilizem o feedback de seus parceiros, bem como as suas próprias auto-avaliações para melhorar o trabalho deles? Sempre utilizar as discussões a partir do retorno proporcionado pelo feedback e auto-avaliações, demonstrando assim a utilidade desses recursos.
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